quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Samuel Mizrahy Ao Vivo - Alegria, alegria, alegria!

"Numa noite fria de inverno" - assim começa o texto de Samuel Mizrahy sobre a noite da gravação de seu Ao Vivo. Eu estava lá e pude ver uma das captações ao vivo mais alegres e calorosas de todos os tempos! Isso ficou impregnado no CD de alguma forma, e na verdade desconfio que seja porque esta é uma condição do próprio Samuel, cantor e compositor e violeiro com a marca da mineiridade mais prazeirosa do atual cenário Gospel. A alegria de Samuel se transforma em canções, em momentos de Louvor e Adoração diferenciados e banhados de uma simplicidade incrível. Quem vai a um evento com Samuel Mizrahy e espera um espetáculo de pose, trejeitos e afetações volta bastante frustrado e feliz, porque acaba participando de algo muito melhor. Vimos sim portentos e prodígios naquela noite, por exemplo a mão poderosa do Senhor protegendo um indefeso iPod pisoteado pelo cantor...
O disco traz uma coleção de composições já gravadas de Samuel Mizrahy mais algumas inéditas, mas certamente representa algumas viradas estilísticas daquele que já foi jocosamente chamado de "Jorge Versículo" pela leve semelhança de timbre e de estilo musical com um cantor da MPB. As faixas nesta onda estão ótimas! Ouça com atenção o solo de Rhodes em Nova Aliança pelos dedos do André Calore, e na mesma faixa aprecie a voz calorosa e inconfundível do Paulo Zuckini no time do vocal de apoio.
Destaco o aparentemente recém descoberto pelos evangélicos brazucas Brit-Rock. Confesso que não é uma sonoridade que me apela muito, mas seu casamento com o gôsto melódico e harmônico dos arranjos fez os pulsos de colcheias soarem muito mais saborosos neste disco. Aliás, um dos destaques do disco é a faixa bônus com produção de Thiago Pereira. Muito interessante ver um conceito por trás de um arranjo! A presença da Ordem no meio do Caos parece ser musicalmente expressa nos ritmos e texturas que o Thiago propôs na introdução.
Algo que me encanta desde seu primeiro disco é a presença da voz de Adila Mizrahy, e especialmente os duetos Samuel/Adila, pra quem não sabe ela é sua esposa e dessa vez sua presença em Faça Morada foi o que me mais me pegou pelo estômago no disco assim como sua contribuição em Nome sobre todo nome no álbum de estréia de Mizrahy! Bom ver uma nutricionista/cantora tão musical e com uma escolha de notas tão sutilmente agradável e precisa.
As canções tem uma medida muito feliz de "congregacionalidade" e personalidade. Num tempo onde os CDs que enfatizam música congregacional são quase uma única música perenemente harmonizada nas velhas e gastas cadências pouco variantes o Samuel Mizrahy Ao Vivo representa uma contribuição muito diferenciada com letras relevantes, marcantes, coesas e corretas musicadas com novidade e bom gosto - coisa que só vivência aliada a talento proporcionam.
A canção Amado é um dos novos clássicos em potencial nesta safra de canções de Adoração, só senti os níveis de volume e presença um tanto desiguais entre as vozes de Samuel e de André Valadão que faz uma participação especial na faixa. Não sei se isso aconteceu na escolha dos mics, se gravaram em estúdios muito diferentes ou algum outro fator contribuiu para a complicação na mix, mas ouvi assim... Nada disso tira a beleza da canção, sua letra tão biblicamente cativante e musicalmente um cheia de novidade! Mais guitarras ostinando colcheias Brit-Rockers. Parece que esta é a nova onda, né? Se soasse sempre como soa em Samuel Mizrahy Ao Vivo estava bom demais.

Um comentário:

  1. Diria que o que mais toca ao coração pra quem tem é o amor de DEUS refletido na vida de todos que estiverem anvolvidos com a gravação deste CD simplesmente ao ouvi-lo.

    ResponderExcluir