sexta-feira, 29 de outubro de 2010

5 Grandes motivos para comprar CDs originais

No meio Gospel nós sempre ouvimos pregações acaloradas sobre as infâmias e pecados que se escondem atrás do ato tão corriqueiro (infelizmente) de adquirir cópias piratas de nossos artistas preferidos. Não quero entrar no mérito desta discussão mas sim expor rapidamente 5 motivos (e tenho muitos outros mais...) que sustentam meu costume de comprar material fonográfico original, esperando com isto estimular meus caros leitores a aderir a esta prática e desfrutar de seus benefícios:

1. Qualidade de áudio

Quem começou a ouvir música no formato antigo dos long-plays em vinil como eu no final da década de 80 sabe que o avanço para o formato digital dos CDs teve seu preço em certos aspectos da escuta musical. A precisão cartesiana da tecnologia digital tirou de cena alguns encantos do impacto acústico que os vinis proporcionavam quando reproduzidos em sistemas de som decentes.
O CD tira um "molhinho" acústico delicioso, mas deu também uma sonoridade bem legal às produções com maior durabilidade (apesar disso ser um tanto questionável...) e precisão.
O MP3 é um esmagamento da já mais curta gama de expressividade sonora do CD em relação ao vinil, que por sua vez é a captação mecânica do som transitando no ar transformada em relevo impresso numa superfície maleável.
Todo trabalho detalhista e artesanal de uma captação,mixagem e masterização se perde na cópia em MP3.
A qualidade das cópias piratas é extremamente inferior aos originais e os downloads são uma fonte bastante insegura! Vírus, phishing-scams e afins...

2. Qualidade do projeto gráfico

Um CD não é só a rodinha prateada que você enfia no seu aparelho de som para ouvir o barulhinho que faz!
Gosto muito de usar uma nomenclatura meio americanizada: Álbum! Álbum me dá a noção de que um CD é uma obra visual também. Tem um projeto gráfico, descreve um pouco do que passa na cabeça dos produtores do disco como identidade visual do trabalho musical e, não raro, apresentam belíssimas obras originais e independentes do disco. Exemplifico com a capa do álbum "Ainda não é o último" da Banda Resgate: além de um CD maravilhoso, a capa é um show a parte.

3. Informações sobre a produção

Quando temos o encarte de um CD, além de toda a beleza de um projeto gráfico bem realizado, temos informações muito interessantes da produção. Listas de músicos envolvidos, autores, arranjadores, mixadores, masterizadores, artistas gráficos envolvidos, editores, e afins... Até um agradecimento às vezes você poderá ler meio que ouvindo a voz do seu artista favortio e conhecendo um pouco mais de como ele pensa e como chegou até ali.

4. Financiamento da continuidade da obra de seus artistas favoritos

Quando você compra um álbum original você paga pelo trabalho de toda uma cadeia produtiva e em última instância está possibilitando que haja uma próxima produção! Só pra dar uma idéia do problema da pirataria para quem sobrevive neste ramo: Imagine que você se esforçou para entregar um ótimo trabalho, digamos que num escritório de contabilidade, e no fim do teu mês de trabalho teu patrão não te pague e diga: consegui um carinha ali do lado sem qualificação nennhuma, com 1/8 da tua experiência que fez "igualzinho" por 1/10 do preço. Chato, né?

5. A possibilidade de um autógrafo...

Afinal de contas, ainda não vi malandro ter a pachorra de pedir autógrafo em cópia pirata!

Jonas Paulo

Um comentário:

  1. Realmente é chato a pirataria e crime também,é uma realidade que temos que enfrentar,mas olhe, as pessoas compram mais pirata não porque o produto é ruim,mas por causa do preço que é pequeno,por isso é que a pirataria tá grande,mas é claro que não tem vantagem,além de você estar contribuindo com a pirataria esta contribuindo para o crime também,e a imagem é de péssima qualidade diferente da Original.E ainda o seu Ídolo corre o risco de ganhar um disco de platina,por causa de alguém,talvez pode ser você a vítima que ajudou o seu ídolo a ganhar esse disco de platina!!!

    ResponderExcluir