segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia do Músico (desabafar...)

Meu principal assunto aqui é a música e os músicos que as gravam, né. Logo é de se esperar que eu escrevesse algo sobre este dia, né? Pois é...
O problema é o seguinte: nem sabia direito quando era este dia e me pegou de surpresa num dia sem lá muito tempo ou inspiração para escrever. Um dia cheio de coisas para resolver, pepinos para descascar e músicas para ensaiar, letras para rever, versões para começar, agendas para decidir e aulas para dar! - Não dá para garantir um texto de alta qualidade, porque, como músico brasileiro em São Paulo, se não faço 600 coisas ao mesmo tempo, não consigo pagar minhas contas daí meu papo tenso seria com o Banco (que nem ao menos abriria ou manteria minha conta como ela é se meu registro fosse feito com a profissão de músico... Atuo como músico, mas meu registro não é feito como tal...)
O músico brasileiro é um tipo de trabalhor sub-valorizado que perde fácil na concorrência pra quem qer vender imagem e alimentar o mercado que consome obras de qualidade duvidosa...  Nossa "Ordem dos Músicos" é algo assim, surreal, por assim dizer... Nossas tabelas sindicais são as tabelas menos observadas entre muitas classes, e, pra quem como eu, trabalha como músico ligado à Igreja ou à música Cristã temos o "Fator R$ 50,00" onde tudo (TUDO) vale, na cabeça dos "contratantes" a bagatela de 50 mangos...
Ser músico e conseguir sobreviver já é uma grande coisa, mas a verdade é que adoraríamos andar pra frente! Criar e divulgar coisas das quais, de modo geral, tivéssemos orgulho de ter produzido. Aqui, não estou cuspindo em pratos que já comi e nem no que estou comendo, até porque, passei da fase de aceitar fazer qualquer coisa e posso escolher meus trabalhos! Eles (meus trabalhos) só são muitos, porque a remuneração do músico brasileiro é baixa! Essa é a dura, nua e crua verdade da classe... Articulação quase zero! Muito pilantra aventureiro vendendo o ofício a preço de banana sem condição de entregar um bom trabalho, acabando com a condição de gente decente e esforçada trabalhar garantindo entretenimento e arte de qualidade. Vale lembrar também que entretenimento e arte são coisas distintas, sem que nenhuma seja absolutamente superior à outra! Mas a verdade, é que a suspensão destes limites fizeram com que nosso país, o país de Chico Buarque e Elis Regina passasse a discursar em defesa da "arte" de figuras caricatas que aqui me darei o direito de não mencionar...
Não temos muito a comemorar, não, fora a alegria de fazer o que fazemos todos os dias... Tocar, cantar, compor, gravar, arranjar e afins... Fica-nos este excesso de reticências e a pergunta que não cala nunca: Quando artistas serão vistos como profissionais numa terra que já importou tantos de tanta qualidade para o mundo todo?

Aliás, parabéns, colegas...

6 comentários:

  1. o dia do músico nao é mesmo para se comemorar... é para abrir espaço de reflexão (algo que o músico não gosta de fazer) no que diz respeito ao seu ofício.
    Como o dia da consciencia negra, não se comemora, apenas se reflete sobre a historicidade dessa construção, ou descontrução.

    Não comemoremos, não. Reflitamos para começar.
    Assim, um dia poderemos comemorar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Jonas, meu amigo (somos amigos filosóficos, por assim dizer, pois não pensamos, mas o pouco que fazemos é da mesma forma... rsssss)

    Como sempre, você mais uma vez teve razão. Gostaria apenas de adicionar dois pontos para compor essa página de discussão e exercício do raciocínio.

    Sou músico, sou profissional da música, adiquiri boa parte das coisas que tenho graças a esse ofício, e sinto orgulho disso.

    Mas não é esse um pensamento geral; Música é profissão.

    Certa vez fui fazer um financiamento e ao apresentar a minha profissão como resposta à pergunta ao assunto, recebí a réplica: "Mas, você não trabalha com nada????"

    E em outra ocasião, ao conversar com certa autoridade (ou não) da nossa "maravilhosa" OMB, fui indagado o motivo de nós músicos não darmos valor à nossa própria classe/ordem. Minha resposta foi simples assim: Senhor Delegado, gostaria de te convidar a sair das salas refrigeradas deste maravilhoso prédio e verificar nos campos a verdade nua e crua. Tente apresentar a sua carteira da OMB como documento de identidade, assim como eu tentei num balcão de atendimento da TAM (aeroporto Internacional de Cumbica) e o Senhor verá que eles lhe pedirão um documento de identidade VÁLIDO, recusando a nossa bonita e identificada identidade de classe.

    Lamentável realidade!

    Wellington Primo

    ResponderExcluir
  3. Bom... pouco a dizer, senão, concordar com tudo que foi dito aqui. E apenas acrescentar que o músico recebe com o dom da música outros dons, a saber, paciência, bom humor, criatividade e principalmente o dom da perseverança !
    Abraços, Amijos !

    ResponderExcluir
  4. Concordemos, e adicionemos, só para constar...
    talvez para piorar...

    nos balcões TAM (e até GOL), já utilizei por inúmeras vezes a carteirinha da (des)Ordem como documento válido, e foi td bem...
    ainda mais, certa vez, qdo na mesma situação ja descrita de abrir conta, ou credito, nao lembro, consegui me cadastrar (pois ja constava no sistema) como músico! até eu me espantei! rsrs!!
    Mas já houve momentos em que a carteirinha fôra recusada... outros momentos eu tive que mostrar a frase "tem fé pública em todo o territorio nacional" para comprovar sua autenticidade...

    Creio que o q tb acontece muito eh q nós mesmos nao sabemos e nem procuramos saber se já temos direito a alguma coisa, ou se mudou algo... s[o sei de algumas coisas pois tenho um colega que é da Ordem... mas ainda é pouco...

    E falando sobre dons, nao podemos esquecer o dom de sentar e estudar muito!

    é uma questão social muito forte ainda... nosso povo nao considera musica como profissao, e poucos musicos tb o fazem... assim, restam os tocadores...

    o que fazermos? reclamar? de que adianta?
    o lance é estudar muito! e se sobressair de alguma forma, pelo conhecimento...

    ResponderExcluir
  5. Como voce mesmo disse: Realmente essa é a realidade nua e crua, onde um musico gasta muito para se equipar bem, para depois nao ser reconhecido "$$$" à altura, por exemplo no meu caso um amp da maverick quase 8 conto, guitarra 2 conto mais um absurdo dos pedais, pc, sistema de audio, pra depois ficarmos nos 50 mangos... Ainda bem q meu sustento é Deus. Brother vc falou tudo. Deus Te abençoe nessa caminhada...
    Feliz dia dos músicos.
    @pablogjr

    ResponderExcluir
  6. só lamento, o nosso país ja teve e tem tantos musicos grandiosissímos mas ninguem quer reconhecer isso! E acho um absurdo voces estudam tanto para alcançar seus objetivos na musica, arranjam dinheiro de sei la daonde para comprar coisas carissimas que sabemos que são caras mesmo pra quê ? pra ganhar 50 reais ?
    ainda bem que você é um homem de Deus, e sabemos que ele nos supri e nunca deixará faltar nosso pão. Parabéns pelo seu dia e fica com Deus!

    ResponderExcluir